quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bloco cultural 02

   Nessa semana, eu juro, que não tinha ideia do que escreveria para este bloco. Mas como sempre um fato cotidiano me inspira (se é que posso chamar isso de inspiração), na verdade, não foi bem um fato e sim um programa de televisão, chamado O som do vinil, que no episódio retratava a Tropicália. E bem na hora em que assistia, os entrevistados Caetano Veloso e Gilberto Gil, os grandes mestres do movimento, estavam contando de onde saiu tanta inspiração. E Gil contou que ele gostava muito dos beatles, e tinha acabado de comprar "sgt pepper's lonely hearts club band", o novo álbum dele, e nessa época ele teve que viajar a Pernambuco, e enquanto estava aqui, ouviu um grupo de pífano de caruaru, gostou muito e comprou o vinil deles. Segundo o mestre Gilberto, ele viu uma semelhança na capa dos dois álbuns, e se perguntou: por que não juntá-los? Ligou para Caetano na hora, e fez com que todos seus amigos escutassem os dois álbuns. Eu me pergunto qual semelhança notada por vocês na capa deles:




                                                                                                                                                               

   Talvez uma leve semelhança na bandinha que os dois possuem na capa, mas o que importa realmente é o resultado, na qual foi um movimento imoral. Junto com Gil e Caetano, Jorge Ben, Gal Costa e outros artistas, já pensavam em movimentar a música brasileira, fazer algo mais nacional, mais nosso, fazer a parte deles no movimento. E da luz divina que baixou em Gilberto Gil, nasceu o álbum "Tropicalia ou Panis et Circensis" e assim dava inicio ao manifesto musical do movimento, um movimento nitidamente estético e comportamental, com muitas cores e alegria.






   Não sei porquê Deus colocou almas tão inteligentes no mundo, capazes de juntar coisas que no ponto de vista humano são linhas paralelas, que não se cruzam, mas que no olhar de um gênio da música-arte brasileira, além de unir e criar manifestos e gerações.
   Abaixo estão videos da bandinha de pífano, da música sgt pepper's dos beatles, e Panis et circencis cantada pelos mutantes.






                                       

  As fontes retiradas desse bloco, foram do Canal Brasil, do programa O som do vinil : http://canalbrasil.globo.com/programas/o-som-do-vinil/

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :