terça-feira, 10 de julho de 2012

Bloco Cultural 05

                O bloco cultural de hoje falará um pouco sobre o cantor Zeca Baleiro, maranhense conhecido por todo país, que há pouco tempo lançou seu mais novo CD chamado “O Disco do Ano”. Boa parte das pessoas que escutam as músicas de Zeca nota que ele não é de seguir padrões. Podemos ouvir desde um som falando sobre o amor até uma saudação para orixá Oxum, passando por outras músicas interessantíssimas como “Samba do Approach”, que com sua crítica aos estrangeirismos encontrados na língua portuguesa, já foi até questão de vestibular.
                 Uma coisa legal a se destacar é a acessibilidade que temos às novas músicas e vídeos de Zeca, ele e a sua assessoria de imprensa estão sempre presentes lá no facebook pra mostrar material novo ao público. No seu novo cd, inclusive, há uma música que cita a rede social. Procurem por "Meu Amigo Enock" e fiquem com o refrão na cabeça por semanas, assim como eu fiquei.
                Das inúmeras composições do novo disco eu gostaria de falar sobre uma que achei incrível: “Ela não se parece com ninguém”. O que mais me encantou na música foi como ele encaixou vários bairros e lugares do país com características de mulheres diferentes, e pelo menos em alguns desses lugares incluiu um pouco da história (como ao relacionar a loura-morena da Aldeota com Iracema, bem que uma questão dessas podia cair no vestibular, hahaha). Talvez fique mais claro depois que vocês escutarem essa música, que é uma daquelas com “letra além da letra”.

                
“Ela não é igual a gata que eu vi na Lapa” – Rio de Janeiro.
“(...) de copo na mão na Mercearia São Pedro” – São Paulo.
“Ela não é como a moça que eu vi na Savassi” – Bairro de Belo Horizonte.
“Ela não é como a menina que vi no Jurerê” – Praia de Jurerê Internacional, Santa Catarina.
“Nem se parece com a loura morena de Aldeota” – Bairro de Fortaleza.
“Ela não é a bonita do Batel no Babilônia” – Bairro de Curitiba.

 “Ela não é a baiana bela do Beco do França” -  Boteco do bairro Rio Vermelho, Salvador.
               
                Para os que conhecem Zeca Baleiro: escutem seu novo CD. Para os que não conhecem e estão interessados: comecem pelo Perfil, é sempre bom ouvir a coletânea com melhores músicas de um cantor, depois vão procurando mais coisas, vocês não irão se arrepender. E para os Recifenses: dia 03 tem show de Zeca no Baile Perfumado, depois dêem uma olhada na agenda dele. Por hoje é só, espero que tenham gostado! 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário