quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bloco cultural 06

  Há exatamente meio século atrás uma banda não nascia, mas fazia seu primeiro show pago, exatamente para 100 pessoas (ok, já bandas fazendo por menos), nem por isso se abalaram, sendo hoje um dos maiores ícones do rock, da polêmica,  sendo inspiração dos mais novos e acima de tudo sendo parte da história. O Bloco cultural hoje é uma homenagem aos 50 anos de estrada dos Rolling Stones, um viva para os mestres do bafafá!
  Na arena de um clube para pessoas desinteressadas,um bando de doidos começa a tocar R&B e blues cheios de covers e dancinhas, entrando na música para vir de contraste com os cabelinhos arrumadinhos e um rock mais "certinho" dos Beatles. Hoje assistimos a um show dos roqueiros  e vemos a performance de velhinhos de 70 anos, que dão um show como se tivessem 18 ainda. E quando eu digo doidos, não estou sendo hipérbole, eles simplesmente dão um espetáculo de performance no palco, além do incrível som tirados das guitarras de Keith Richards. Apenas assistam a estes vídeos, um de 1969, e depois no mesmo pique em 2005:
                                          
                                         
 

                             
 "Satisfaction" é um dos hinos mais conhecidos dos Rolling Stones, sem contar com "Don't stop". Ainda creio que o estilo deles é incopiável e é passado isso em suas músicas, por isso não estranhe uma doce sensação de rebeldia ao escutar "Start me up". Eles vieram realmente para quebrar as regras de sua época e se prevalecerem na música por muito tempo, mas ainda mais para arrastar os holofotes da mídia sobre seus podres. Astros de grandes espetáculos como posse de drogas, sexo exagerado e rock'n roll. Mas quem nunca ouviu falar nas confusões de Mick Jagger? Quanto de droga portada desta vez? A mulher de que amigo ele se envolveu?  Mas apesar de tudo, estão na estrada e vivos por longos anos.    Quem nunca sonhou com a sua banda dos anos 60 ainda juntos ou vivos? Seria um sonho para alguns ainda ter os Beatles ou Queen na estrada... O certo é que ainda teremos grandes confusões e acima de tudo o rock na veia desses idosos, ou melhor, desses meninos que brincam de gente grande.


                                          

  A comemoração desses 50 anos está sendo realizada numa galeria em Londres, onde a entrada  é franca para ver as fotos da carreira da banda, e ai, vamos ou bora?

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :

  1. Parabéns Júlia, fico otimo, muito bom mesmo. Curti bastante !
    :D
    Ass.: Dô aqui! :P

    ResponderExcluir