segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dicionário nordestino - Parte 7

  No post anterior, utilizei a palavra MAZELA em uma frase, mas o que significa este verbo? EU mazelo, TU mazelas, ELE mazela, NÓS mazelamos, VÓS mazelais, ELES mazelam. Não é gazela não gente! Mazelar nos dicionários é preguiça, indisposição, infelicidade...No dia a dia é a mesma coisa, mas com um final diferente, mazela é fazer nada, e para nós (vestibulandos) é se lascar no futuro. Creio que em todo Brasil essa palavra é conhecida, até mesmo no exterior.
  Será que a mazela pode ser considerada uma doença? AINDA não, mas no futuro quem sabe? Somos preguiçosos demais para dar essa resposta hoje. Pesquisadores afirmam que ainda vai piorar.

  Aí está uma foto de como ficamos depois do almoço:


    Horários de pico da mazela: logo depois do almoço, nas aulas de religião, na hora de praticar esportes, quando sentamos no sofá-do-papai...
   Aplicação em frases:
FRASE 1: Hoje dei uma mazelada depois do cumê.
FRASE 2: Lorena é uma mazeleira, vai tirar nota baixa.
FRASE 3: Mãinha me deu uma surra de alpercata para eu parar de mazelar.


  Vamos lá gente, deixaremos de mazelar e ler o Surra de Alpercata. Mandem a preguiça para longe!

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário