segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 9


                Hoje nosso dicionário não será tão tradicional quanto os outros. Nossa mais nova palavra é a representação do incrível papel da globalização nas nossas vidas e nos dialetos regionais que presenciamos diariamente. Algum palpite? A palavra de hoje é “boyzinha”.
                Isso mesmo, caros leitores! Acredito que essa palavra seja uma das mais contraditórias do nosso dicionário. Depois daquela incrível música de Aviões do Forró (se Júlia me permitir farei um estudo detalhado sobre a letra dela nos próximos posts) todos já devem saber o significado de “boy”, que em alguns países (como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Inglaterra) equivale a “menino”. “Mas como pode uma palavra que equivale a ‘menino’ ser modificada para enquadrar-se a um sexo que não é seu?” Pois é, essa palavra representa um travestimento gramatical que só os fãs de MC Sheldon podem explicar.
                A palavra “boyzinha” é utilizada para apontar uma namorada, ficante, paquera ou como você quiser chamar, entre os jovens de certos lugares da região metropolitana do Recife. Também pode ser utilizada para denominar um conjunto de futuras pretendentes ou um grupo de meninas em determinado lugar, mas nesse caso em específico o termo está caindo em desuso e sendo substituído pela palavra “novinha”. Vale salientar que também podemos falar “boyzinho” para nos referir aos meninos. Não, não é “girlzinho”, sei que você pensou nisso. 

Boyzinhas: sentido literal x sentido figurado.

Sinônimos: paquera, namoradinha, ficante, etc.
Aplicação em frases:
FRASE 1: Depois que João arrumou essa boyzinha não quer mais saber de estudar...
João, estudar é importante para ter um bom futuro.
FRASE 2: Vou lá no bar da Kelly arrumar umas boyzinhas.
Eu até dedicaria essa frase aos calouros da UFPE mas infelizmente não sei quando as aulas deles começarão...

Isso aí, gente, espero que tenham gostado e que todos tenham uma ótima volta às aulas. Até semana que vem. 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

2 comentários :