quinta-feira, 19 de julho de 2012

Recife Para Todos


                Antes de tudo gostaria de dizer que há grandes chances desse post render muitos parágrafos (alguns deles bem bairristas). Sintam-se avisados. Vamos ao que é importante:
                Ontem eu estava tranquila no facebook quando vi um daqueles compartilhamentos de sites onde as pessoas fazem uma pergunta anônima para alguém e esse alguém tem que responder, pois bem, fiquei extremamente curiosa com uma pergunta em específico: “Se você tivesse que escolher um local da sua cidade para levar um turista, qual seria?” e fui lá olhar a resposta da criatura. Por quê? Por que eu fui fazer isso? A resposta da pessoa foi: shopping.
                Não. Eu não irei me revoltar textualmente, pegarei leve com as exclamações. Só gostaria de demonstrar minha indignação por ver alguém que vive em uma das cidades com maior diversidade cultural do país dizendo que levaria um turista ao shopping. Ao shopping! Desculpa, mas se o turista tem condições de sair da sua casa para vir até Recife ele já deve ter conhecido o shopping de outra cidade. É triste ver o quanto as pessoas não conhecem o lugar onde moram. Depois de ler essa ótima resposta eu pensei em um lugar incrível para mostrar aos turistas que vêm ao Recife, a primeira coisa que surgiu na minha mente foi o Recife Antigo.
                Sabe aquele domingo sem graça embalado por programas de auditório e Fantástico? Não tem perigo de você lembrar se for ao Bairro do Recife lá pras duas da tarde. O mais interessante é a variedade de coisas que se tem para fazer por lá. Vamos listá-las:

1 – Feirinha do Bom Jesus: A Rua do Bom Jesus, também conhecida como “Rua dos Judeus” é uma das partes mais históricas da cidade. Desde 1999 abriga a feirinha de artesanato do Recife Antigo, um dos lugares mais “alternativos” da cidade. Chamo de alternativo por conter de tudo. Você acha desde camisas de banda ou de filmes até discos de vinil antigos, passando por todo tipo de bolsas, roupas e acessórios, barraquinhas com variedade de comida, doces artesanais... A feirinha foi se tornando tão grande que chega até a praça do arsenal. Um lugar bem diferente que todo pernambucano deve conhecer. Você já encontra as barraquinhas na rua a partir das 14h do Domingo.


2 – Sinagoga Kahal Zur Israel – Também na Rua do Bom Jesus, por trás das barracas da feirinha, encontramos a primeira Sinagoga das Américas (inaugurada na época que os holandeses ocuparam Pernambuco, no começo do século XVI), que há cerca de dez anos, após restauração e alguns estudos, foi reaberta ao público e hoje abriga o Centro Judaico de Pernambuco. Vez ou outra a sinagoga tem exposições interessantíssimas sobre a cultura Judaica (um dia desses fui lá e vi uma sobre a vida de Anne Frank). Além disso, ela tem o chão todo vazado e com umas placas de vidro, o que nos permite ver o piso e toda a estrutura original de séculos atrás. A sinagoga só não abre aos sábados, logo, dá pra aproveitar a ida à feirinha e dar uma passadinha por lá
.
3 – Maracatus – Todos que já aproveitaram o carnaval de Recife são familiarizados com o baque forte do maracatu, certo? Pois bem, indo ao Recife Antigo em um Domingo você tem a oportunidade de assistir (de graça!) aos ensaios de diversos grupos de maracatu pelas ruas, saindo de um ritmo e entrando no outro. Uma dica: quanto mais perto do carnaval mais afinados os grupos estão. É um programa imperdível.


                Vou me limitar a falar desses três que são os que eu mais visito, mas não podemos deixar de fora os inúmeros barzinhos no meio das ruelas (esse domingo inclusive eu vi um bar que tinha JukeBox na frente, me senti Joan Jett, hahaha), o parque das esculturas em frente ao marco zero, os shows que vez ou outra acontecem por lá, a história das pontes da cidade, o centro cultural dos correios que sempre tem exposições legais... A pluralidade cultural de Recife é tão incrível que pode ser mostrada apenas por um pequeno bairro cortado por rios. Um lugar que todos deveriam visitar. 


Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário