segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 10


                Mais uma segunda feira de 2012 e mais um verbete no nosso dicionário. Ao pesquisar sobre a palavra de hoje descobri que, teoricamente, ela tem origem baiana, isso não faz com que ela seja impopular por outras áreas do Nordeste como Recife. A palavra de hoje é “arrodeio”.
                Não, caro habitante de outras regiões do pais, não é a fusão do artigo definido “a” com a palavra “rodeio”. Popularmente pronunciada como “arrudeio” a palavra também tem muitos significados por aqui (assim como 90% de todas palavras desse dicionário, não sei por que continuo falando o que todo mundo já sabe), e eu tenho certeza que você já presenciou pelo menos um deles: lembra daquele professor da escola que fazia seu colega que estava doente e perdeu uma prova apresentar um trabalho na frente da turma toda? Pronto, lembra de quando seu colega começava a falar sobre os alimentos mais saudáveis da cadeia alimentar, ou sobre o descobrimento do Brasil aí esquecia a fala de cinco linhas que ele tinha passado o dia anterior todo decorando? Que desastre! Os menos criativos choravam ou pediam pra se sentar, mas os corajosos não! Os corajosos faziam um arrodeio incrível, começavam falando sobre a fome na África e achavam uma relação com a morte do cachorro do amiguinho passando pela revolução cultural chinesa até concluir o raciocínio. Deu pra entender o “clima” da palavra?

Apresentar um trabalho para os colegas de classe: para muitos uma Odisséia escolar. 

Também vale salientar que essa palavra não tem muitas características baianas se nós considerarmos outro significado para ela: o caminho mais longo. Ok, não o sentido literal da palavra, mas quando nós “fazemos um arrodeio arretado” quer dizer que ao invés de ir pelo caminho simples nós “arrodeamos”, damos a volta, não seguimos o atalho.
Sinônimos: dar a volta, enrolar, fazer o retorno (nem sei se esse é sinônimo mas vai entrar)...
Aplicação em frases:
FRASE 1: “Arrodeia.”
Não sei nem se isso se caracteriza como uma frase, mas é uma zoação incrível aqui, deixa eu explicar direitinho: quando seu amigo bater na porta de casa você fala essa frase e deixa o coitado desnorteado sem saber pra onde ir.
FRASE 2: Menina, esse CDU/Caxangá/Boa Viagem faz um arrodeio arretado pra eu chegar em casa quando saio da UFPE.
É verdade...

Espero que todos vocês tenham uma boa semana! 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário