domingo, 22 de julho de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 8


Hoje nosso dicionário falará sobre a palavra FULERAGEM. Vale salientar que não existe nenhum “i” na palavra, como muita gente pensa! Mas não se preocupe, ninguém precisa saber que você não sabia, até ontem eu também falava “fuleiragem”! Obrigada, Google! Pesquisei bastante e descobri que dependendo do estado o significado varia, logo, vamos aos significados recifenses.
Assim como muitas outras expressões daqui, essa palavra tem significados diferentes dependendo da situação. Uma pessoa fuleira é aquela que passa a semana inteira mandando mensagem pra te lembrar que vocês vão assistir a um filme no sábado, e quando o sábado chega, depois de você mudar a rota da sua vida para poder assistir ao bendito filme, ela desmarca (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência). Essa pessoa, que como eu já falei, é fuleira acabou de fulerar/fazer uma fuleragem com você. Entendeu?
Podemos também dizer que algo é “fuleiro” quando é de péssima qualidade, como aquelas sombrinhas de cinco reais que são vendidas durante uma tempestade em jogo de futebol, (sério, pode ser a semana mais quente do ano que se naquele dia cair um chuvisco os ambulantes estão lá com capas de chuva e aquelas sombrinhas que já viram até o Náutico ser hexa campeão do Pernambucano) ou aqueles celulares que cabem mais chips do que o número de operadoras que a cidade fornece (no caso de Recife qualquer celular com dois chips faz isso, mas tá beleza...).
Pois bem, espero que vocês tenham aprendido o significado de mais uma palavra do nosso dicionário. Pra fixar bem, escutem esta música do maravilhoso letrista pernambucano chamado João do Morro e aproveitem:


Sinônimos: vagabundo/a (se for para caracterizar uma COISA), sacanagem (essa seria ideal para substituir fuleragem na música de João do Morro)...
Aplicação em frases:
FRASE 1: “Da próxima vez que você fulerar comigo te encho de porrada.”
Frase que Júlia me disse quando não passei na casa dela no São João...
FRASE 2: “Já cansei de ver o Sport fulerar dentro de casa”
Entendedores entenderão.

Sugestões para nossa próxima palavra? Mandem pelos comentários ou falem lá na página do facebook, estamos sempre de olho! Tenham uma ótima semana! 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :